quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Pela primeira vez Ouvidoria funciona no Brasil!!

Fiz no mês de julho deste ano, uma representação contra um hospital de minha cidade, que não prestou um atendimento correto ao meu pai. Esta representação foi feita no  HUMANIZA SUS, que é um órgão de ouvidoria do Ministério da Saúde em Brasília.
Todo mundo me chamou de otário em tentar obter resposta de um órgão público, mas eu fui chato e tentei. Consegui que um processo fosse aberto contra o Hospital...Mas a reclamação básica era do atendimento.... mesmo sabendo que médicos ganham pouco pra trabalhar..,.. mesmo sabendo de todos os problemas... mas nada justifica o atendimento inadequado de um  paciente que paga caro pelo sistema do SUS. E a ouvidora do hospital, recebeu hoje o processo que veio de Brasília.. ela me ligou às 18 horas do dia 24/09/2008 solicitando mais informações para poder responder ao que foi perguntado no processo.
A minha visão do ocorrido é de que o sistema agora esta funcionando neste pais... nunca uma ouvidoria funcionou... eu na época do FHC mandei varias reclamações para a Ouvidoria Geral da União, que ele mesmo criou para melhorar as coisas.... mas nunca funcionou.. agora parece que esta funcionando... Só precisa fazer com que o povo mais simples perceba que ele tem que reclamar quando não é atendido como deveria... O que esta faltando no serviço Público é a humanização do serviço... e isso não depende de dinheiro e nem de material.... depende exclusivamente do servidor... Ele tem que ser treinado e orientado a falar em nome da instituição... e com isso respeitar cada cidadão que por ali passar.
Espero estar colaborando com a melhora no atendimento do SUS, mas sei que eu sozinho não vou resolver nada... mas se ninguém começar.... nunca vai ter fim...

Um abraço, e fica aqui mais um registro. 

Nenhum comentário: