sábado, 6 de março de 2010

Ou fiscaliza os espaços para deficientes e idosos ou acaba com a lei que criou os espaços.

From: lbrodrigues@ig.com.br
To: ouvidoria@santos.sp.gov.br
CC: adilsonjunior@camarasantos.sp.gov.br; arlindobarros@camarasantos.sp.gov.br; banha@camarasantos.sp.gov.br; brazvereador@camarasantos.sp.gov.br; cassandr@uol.com.br; hugoduppre@camarasantos.sp.gov.br; lascane@camarasantos.sp.gov.br; manoelconstantino@camarasantos.sp.gov.br; marcelodelbosco@camarasantos.sp.gov.br; marcusderosis@camarasantos.sp.gov.br; odairgonzalez@camarasantos.sp.gov.br; prrobertodejesus@camarasantos.sp.gov.br; sadaonakai@camarasantos.sp.gov.br; telma@camarasantos.sp.gov.br; valdir.nahora@camarasantos.sp.gov.br; vereadorboquinha@camarasantos.sp.gov.br
Subject: desrespeito às Leis em Santos
Date: Thu, 4 Mar 2010 22:07:50 -0300

Srs., Tomo a liberdade de escrever para a ouvidoria com cópia para nosso vereadores, que são os responsáveis por legislar no município.

Vou relatar o ocorrido e logo após vou argumentar algumas coisas.

Ontem, 3/03/2010, às 10 da noite, fui com minha esposa o Supermercado Extra da Av. Ana Costa, e ao chegar no estacionamento, procurei uma vaga próximo à entrada, tinham muitas vagas.. parei em uma livre bem próxima a porta, quando descia do carro percebi que um carro branco da Marca Fiat com placa vermelha, parou numa vaga para deficiente. Fiquei pensando se deficiente poderia dirigir carro de Taxi e fiquei olhando.. quando desce o cidadão com sua esposa, percebi que ele era supostamente “normal”. Fui ao seu encontro e educadamente, informei que o local que ele tinha parado era reservado, ele se fez de desentendido, e eu reforcei a minha indicação do local, e ele sem a menor vergonha virou as costas falando: “ E daí?”. Subi ate a administração do Extra e me informei sobre quem administra o estacionamento, e fui informado que é terceirizado. Perguntei se tinha alguma coisa preparada para verificar as vagas de deficientes e idosos, e fui informado que eles mantém uma pessoa olhando, só que eu nunca vi esta pessoa no local..Ai liguei para a CET para saber o que deveria fazer e fui informado que nada poderiam fazer já que é dentro do EXTRA. Ai me senti um verdadeiro idiota respeitando as leis deste pais e com pessoas que não estão nem ai pra leis.
Ao sair... na hora que eu entrava no carro, que estava próximo a uma vaga para idosos, parou um carro vermelho com um casal e uma criança na vaga de idosos, quando saiu o cidadão com sua esposa e filho eu falei a ele que ali era proibido por ser vaga de idoso, e ele com um sorriso no rosto me falou, "mas não tem vaga mais perto", e eu falei.. aqui do meu lado tem uma vaga enorme pra vocês e a minha que estou saindo alem de todas as vagas do estacionamento. Mesmo assim ele fechou o carro e tentou sair dali, mas deve ter ficado preocupado que eu fosse riscar o carro dele, coisa que eu não faria nunca, ele voltou e retirou o carro para duas vagas livres ao lado da vaga que ele estava.

Nós já vimos leis terem dois pesos e duas medidas em pouco tempo. E com julgamento feito pelo Supremo tribunal Federal.
Foram os dois habeas corpus que o Ministério Público tentou contra o Megahipersuper amigo do Rei Daniel Dantas e foi julgado pelo Ministro Gilmar Mendes que cancelou os dois habeas corpus imediatamente com um trabalho feito na madrugada,fora do expediente normal (será que fosse pra julgar um habeas corpus de um cidadão comum ele se daria a este trabalho) isso é aceitável, pois Daniel Dantas é um mega investidor da política Brasileira e deve ter amigos em todos os escalões da República, inclusive permitindo vôos de autoridades em seus aviões.... Para um homem “bom” como este Dani, a Lei tem que ser colocada de lado mesmo.. Dinheiro fala mais que a lei.

A mesma coisa aconteceu com o Sr Arruda, e o julgamento feito pelo Ministro Marco Aurélio Mello, que colocou a lei como ela deveria sempre ser colocada. Mas ai vieram as analises políticas para a atitude do ministro. O Sr Arruda era só um governador do DF... do partido do DEM... então não teria a mesma regalia que teve o Sr Daniel Dantas... Para a população Brasileira, não tem diferença alguma nas duas coisas... os dois são iguais e cometeram os mesmos crimes e deveriam ser punidos da mesma forma...(será que estou errado na minha forma de pensar)

Só comentei isso, para mostrar que lá no Céu (Brasília) a justiça não presta, é tendenciosa e muitas vezes protege amigos do Rei, eu acredito que eu querendo que as leis sejam Aplicadas aqui na terra (Santos) onde eu moro é utopia de quem respeita as leis. Eu acredito que nunca vou conseguir ver uma lei ser cumprida a não ser as leis arrecadatórias e as leis de multas de trânsitos e afins.. essas não tem recursos que consiga quebrar o galho...
Então pergunto aos Srs.:

Como está a lei de estacionamento nos estabelecimentos aqui em Santos???
Quem tem a obrigação de fiscalizar e punir as pessoas que não cumprem as leis?
O cidadão honesto e que respeita as leis, o que pode fazer pra não ficar com cara de palhaço?
O que os Srs. vereadores podem fazer para impedir que essas coisas aconteçam aqui na nossa cidade?
A lei somente não tem valor para um povo ignorante, burro e mau educado como os que temos aqui em Santos.
Precisamos de punição mais ou menos como as multas de velocidade... de cinto de segurança que a CET é tão perfeita em autuar.... se usassem essa perfeição para punir os estabelecimentos que deixam acontecer o que relatei .. eu seria o primeiro a aplaudir a atitude de multar.

Eu tenho algumas idéias para incrementar a leis do estacionamento para idosos e deficientes.

1- Permitir que o cidadão solicite a presença da CET dentro dos estacionamentos de qualquer lugar para retirar o carro do local e multar.
2- Colocar câmeras cobrindo visualmente as vagas com um alto falante direcionando para os locais reservados, e em outra sala fora da área do estacionamento, um funcionário do estacionamento monitora 24 horas do dia e com a possibilidade de fotografar os carros infratores, inclusive falando em alto volume o numero da placa do carro, o modelo e a cor, informando o cidadão assim que ele descer que ele esta em lugar errado e caso não retire o carro será fotografado e multado como determina a lei. Isso já existe em algumas ruas de algumas cidades, que quando é visto pelas câmeras alguém jogando papel no chão, a pessoa é chamada a atenção pelo alto falante pra todos ouvirem na rua.
3- Apos ser fotografado, a equipe do estacionamento envia as fotos e o relatório para a CET que terá a obrigação de lavrar uma multa de valor elevado. São duas coisas boas nesse caso, 1º o povo terá que se educar a força. 2º a arrecadação com as multas serão boas para a prefeitura.
4- Cadastrar placas e veículos de deficientes e idosos para que possam parar nas vagas desde que estejam com os deficientes e idosos nos carros, caso contrario não teria valor nenhum, e pra isso a monitoração do local é imprescindível, para ver se tudo esta como manda a lei.

Quero dizer ainda... que eu sou deficiente físico, tenho carteira de motorista de deficiente, mas não uso vaga de deficiente por eu poder ainda andar e me locomover com certa facilidade, eu quero é que quem precise mais que eu possa usar as vagas corretas.


Espero uma resposta de como devo agir, se posso usar o meu direito de cidadão de exigir que as leis criadas sejam cumpridas ou se devo abrir mão de cumprir as leis e de exigir que elas sejam cumpridas por todos, fazendo mais ou menos como fazem em Brasília com os grande escândalos envolvendo corrupções, abafa o caso e espera a poeira baixar!!!

Obrigado pela atenção e aguardo respostas.


Leonardo Barros Rodrigues
Morador em Santos

Um comentário:

Anônimo disse...

Leonardo
Tambem tenho mais de 60 anos e nao uso as vagas de idosos pois graças a deus tenho saude e agilidade, deixo as vagas para quem realmente precisa.No entanto tenho visto muito molecão ( aqueles do boné virado pra trás)parando nessas vagas.
Agora me parece que 19 Shoppings de Sao Paulo vao assinar um Termo de Ajuste de Conduta visando moralizar esse assunto e aqui na capital a partir do mes que vem para parar nas vagas de idosos nas zonas azuis vai ter que ter o Cartao do Idoso, o qual já esta sendo emitido pela CET.
Mas muito netinho vai usar o cartao do vovô, com certeza!!!