sábado, 6 de março de 2010

UM PEDIDO SEM RESPOSTA.

Srs. Vereadores, Srs. Secretário de Saúde Dr. Odílio.


Meu nome é Leonardo Barros Rodrigues, morador em Santos e micro empresário com uma produtora de vídeo.
Gostaria de pedir aos Srs. o apoio para a divulgação de um problema que afeta as pessoas que tiveram Poliomielite a mais de 30 ou 40 anos.
Esta divulgação deve ser feita junto a Secretaria Municipal de Saúde, para que médicos da região passem por atualização e capacitação no atendimento de portadores da Síndrome Pós Pólio. O site da ABRASPP (Associação Brasileira de Síndrome Pós Pólio) é este: http://www.abraspp.org.br/. Nele os Srs. podem encontrar o que quer dizer Síndrome Pós Pólio, os pesquisadores e especialistas da USP que desenvolvem um belo trabalho de orientação e tratamento dos problemas da Síndrome e o Simpósio de capacitação que será realizado nos dias 10 e 11 do mês de março de 2010. http://proex.epm.br/eventos09/poliomielite/index.htm . que os profissionais de diversas áreas podem se inscrever gratuitamente e receberão um certificado de conclusão. Esta tudo bem claro no endereço de inscrição.
Eu já passei por 2 descasos médicos aqui em Santos devido a falta de informações corretas desses médicos sobre a Síndrome e a forma correta de tratar e prevenir o agravamento dos problemas. O Braz como Dentista e um lutador para que os profissionais se especializem , sabe muito bem o que ocorre quando um paciente cai nas mãos de um profissional da saúde que não esta atualizado e apto a diagnosticar algum tipo de doença, não dando o devido valor ao problema.
A Síndrome já tem CID, portanto já é uma doença reconhecida pelo SUS apesar de muitos médicos ainda não saberem o que quer dizer isso, ate mesmos os Peritos do INSS não sabem que existe o CID e que a Síndrome é uma doença. (No caso do INSS é “ justificável” em se tratando de Serviço Publico Federal, pois eles estão ali pra negar qualquer coisa e pra isso não tem necessidade de saber nada alem do que aprenderam na faculdade...)
Mas eu gostaria de ver Santos e região se capacitando, pois temos muitas pessoas aqui afetadas pela pólio, e que quando a Síndrome ataca, ela é irreversível e totalmente incapacitante dependendo do grau e do desconhecimento médico da região. E acho ainda que o Serviço Público tem a obrigação de se especializar para atender as pessoas.. Pq os ricos vão pra São Paulo.. Estados Unidos, mas os pobres tem que submeter aos médicos da rede pública e ai que mora o problema. Sabemos que temos problemas insolúveis na rede pública de saúde.. como superlotação que impede que seja feito um exame de melhor qualidade, falta de estrutura para acomodar um paciente para um exame que demande um tempo de internação e a maldita falta de interesse dos médicos em dar um diagnóstico adequado.
Ajudem-me a ajudar outras pessoas e a mim mesmo, pq daqui a pouco tempo não poderei mais trabalhar.. e minhas limitações vão crescendo, mas não quero que isso ocorra com mais gente.. A prevenção é o melhor remédio nesses casos..com um diagnóstico bem feito e fundamentado pode se retardar o aparecimento dos problemas da Síndrome e se ela já apareceu, com a ajuda de médicos e profissionais da saúde capacitados, os problemas podem diminuir a evolução ou ate parar, dando melhores condições de vida a essas pessoas.

Estou a disposição para qualquer esclarecimentos que se façam necessários.

Obrigado...


Leonardo Barros Rodrigues

Nenhum comentário: